quinta-feira, outubro 08, 2009

Mundo : Preserve-o ou Deixe-o !


Estive observando não exatamente uma semana, mais deu pra escutar o silencioso e desesperado Pedido de Socorro do Mundo. O pedido não é tão silencioso assim,o problema : são as pessoas que tapam os ouvidos e os olhos diante do que esta acontecendo .Não é nada raro que se veja caixinhas de nescau voadoras , restos de cigarros sendo jogados janela a fora do carro ( eles não sabem que não se pode fumar em lugares fechados ? ) , uma chuva de papéis vindo de todos os lugares, sem contar com fumaças liberadas de automóveis movidos a combustíveis sujos. Eu fico impressionada com a cara de pau das pessoas, sabem que estão fazendo a coisa errada,mais nem por isso larga o mau habito, aí eu paro e me pergunto : Meu Deus qual será o meio ambiente em que nossos filhos viverão ? Existirá ainda um meio ambiente ? Érrr se o andar da carruagem continuar desse jeito, não existirá mesmo. Na escola , mesmo com tantos lixeiros espalhados, as pessoas fazem questão de jogar no chão, o que custa esticar a mão ? Com certeza não vai cair ! Eu não sou uma ambientalista radical, mais você nunca me verá jogando se quer um pedaço de unha no chão ( pergunte a minha Best, nós ate já brigamos por causa disso) Tirei uns dias pra testar pessoas : Eu tava comendo um biscoito e dei (raro, eu nunca o dou nada ) o pacote pro meu irmão , eu esperei dele uma atitude sensata, poxa nós estávamos na frente de casa cara! Acredita que ele jogou na porta de casa (éérr, eu não acreditei) ! Com um amigo fiz o teste duas vezes em dias distintos, no primeiro dia ele jogou o papel de bombom no chão, eu o pedi que pegasse e segurasse até encontrar um lixeiro, pois bem , ele esperou chegar naqueles lixeiros de ferro vazado e jogou ( é lógico que caiu no chão) fez pouco da minha cara! No segundo dia estávamos na porta de casa e ele jogou o papel de novo na calçada, e eu pedi que ele pegasse, ele pegou e pediu que eu guardasse no meu bolso ( com todo prazer, guardei !) e ainda me indagou : O que adianta tu fazer tua parte, se nesse momento milhares de pessoas, estão jogando qualquer besteira no chão ? É , realmente ele tava certo, eu não tinha como rebater, já que esta é a nossa medíocre realidade . Mais meus caros eu tenho certeza que meus esforços um dia serão válidos. E pra fechar esse papo reto , vou contar esse que me indignou mais que tudo : Eu tava no ônibus e um rapaz subiu (Frei Serafim), tomando um Ovomaltine, a viagem foi longa mais após o termino do liquido contido no recipiente, ele o manteve em suas mãos, não o atirou pela janela ( o contrario do que eu esperava), então desceu (Aeroporto) numa praça, havia pouquissimas pessoas no ponto de ônibus , e tenho certeza de que uma única o olhava : EU ! Então ele andou pela praça, olhando para os lados , esperando que algum olhar se encontrasse com o seu ( atitude de quem esta cometendo um crime) , muito discretamente deixou que o copo caísse de sua mão, como se fosse um descuido. Covarde ! Quem ele pensa que está enganando ? Falso Ambientalista !
O que há ? O que está acontecendo por aqui ? Com certeza há algo fora do lugar ! Ou o mundo está de ponta cabeça ? Alguém por aqui não sabe o que é reciclar ? Ou não sabe como se usa um lixeiro ? Ah vamos lá abra-se pra escutar esse pedido de Socorro . Saiba o que fazer com seu lixo , destine-o ! Ou nem Deus saberá em que Mundo o seu filho Viverá !



( Andressa Vieira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário